Mas afinal, o que é SMED?
Em português significa Troca Rápida de Ferramenta, e é um método que tem como objetivo reduzir o tempo necessário para execução da operação de setup para que o tempo seja inferior à dez minutos, ou seja, um número expresso em um único dígito.
ETAPAS DO SMED
Faça um mapeamento da operação de setup atual
Independente da existência de um procedimento para esta operação, para o SMED, é crucial acompanhar, observar e registrar cada etapa do setup, envolvendo diferentes linhas de produção, turnos e até operadores.
Separe as operações em setup interno e externo
O objetivo desta etapa é distinguir atividades de setup interno (quando a linha de produção necessita estar inoperante) e de setup externo (quando a linha produtiva pode estar em operação).
2
Otimize a operação de setup interno e externo
O objetivo da terceira fase do SMED é otimizar essas etapas, de modo que cada uma das tarefas conhecidas e executadas passem por uma sequência criteriosa de cumprimento: eliminar, combinar, reduzir ou simplificar.
(Sempre focando em transformar etapas internas em etapas externas)
3
Faça um try-out e examine a nova operação de setup
Depois de conquistar um modo mais eficiente de executar o setup por meio da otimização das atividades internas e externas, a próxima etapa é ensaiar a nova operação em diferentes turnos, operadores, linhas de produção e produtos.
É realizando este ensaio que demais ajustes e pequenas alterações podem ser examinados buscando a excelência nesta operação.
4
Padronize a nova operação de setup
Uma vez que o tempo de setup foi reduzido drasticamente nos processos envolvidos na aplicação do SMED, a tarefa agora é garantir que o cumprimento deste novo procedimento seja de fato mantido pelos operadores.
Estabelecer um Procedimento Operacional Padrão (POP) é uma métrica comum.
5
1
BENEFÍCIOS
Para otimizar até mesmo os processos mais complicados com as vantagens do SMED, contamos com uma equipe altamente qualificada de 10 consultores sêniors e mais de 20 anos de experiência.
Você quer reduzir os custos e aumentar a produtividade do seu negócio?
Redução dos tempos de troca em até 50%
Aumento de capacidade
Redução de custos
Velocidade / Tempo de lançamento
Redução de estoque
Fluxo de trabalho aprimorado